fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Qual a importância dos meios de pagamento digitais no Brasil?

Conheça alguns dados surpreendentes sobre a migração do brasileiro para os pagamentos digitais

Podemos dizer que o crescimento dos meios de pagamento digitais no Brasil não é algo tão recente. Porém, com o cenário de expansão digital, crescimento do e-commerce e a contingência criada para conter a pandemia de Covid19, podemos afirmar que os meios de pagamento digitais realmente explodiram no mercado brasileiro.

Para você ter uma ideia, o Banco Central divulgou em 2020, dados minuciosos sobre o setor de pagamentos no Brasil. O estudo ”Estatísticas de Pagamento de Varejo e de Cartões” demonstra que o uso dos meios de pagamento digitais não para de crescer entre nós. 

No ano de 2020, as transações realizadas em dispositivos móveis como celular e tablets atingiram 46.113 milhões. Estes números representam um aumento de 35% na comparação com 2019, que teve 34.170 milhões de operações.  

Em relação aos pagamento de contas, tributos e transferência de crédito, os canais móveis e digitais também caíram no gosto dos brasileiros, englobando 37% destes pagamentos. Foram feitas no ano passado 3.957 milhões de operações com essas finalidades, 35,4% a mais do que no ano anterior (2.922 milhões). 

O crescimento do uso dos cartões pré-pagos também é um destaque nas estatísticas do BC. Em uma análise dos pagamentos de varejo e saques, realizados entre o quarto trimestre de 2018 e de 2020, pode-se ver que a importância dos cartões pré-pagos aumentou de 0,4% para cerca de 8% no período. Esse expressivo crescimento reflete o aumento da participação das instituições de pagamento nesse mercado, uma vez que os cartões pré-pagos são oferecidos na maior parte por esta categoria de instituição. 

Quais as tecnologias mais populares de meios de pagamento digitais?

As mais recentes tecnologias de meios de pagamento que vem se tornado muito utilizadas no Brasil são:

PIX

O PIX é atualmente a sensação do mercado digital de pagamentos no país. Foi lançado pelo Banco Central em 2020. Através de simples chaves habilitadas pelas empresas que dispõem da tecnologia, o usuário realiza pagamentos em qualquer horário, inclusive aos finais de semana e feriados, sem cobrança de taxas.

QR Code

O QR Code é  uma maneira de fazer pagamentos à distância, através do uso da câmera do smartphone para código. Os pagamentos com QR Code ocorrem de forma bastante rápida e segura. 

O QR Code pode também estar presente nos pontos de venda, ajudando na interação das lojas com diferentes empresas da cadeia de pagamento, através de cartões de crédito ou débito.

Aproximação

Os pagamentos por aproximação, conhecidos também por contactless, ficaram bastante populares por conta da pandemia de Covid19, pois proporcionam pagamentos sem contato físico com máquinas de cartão, eliminando também a necessidade de digitação de senha. 

Algumas outras tecnologias como o CPF Token, ainda não são tão populares no país, mas podem ser tendências dos próximos anos.

Qual o futuro dos meios de pagamento no mercado brasileiro?

O que podemos esperar do futuro em relação aos meios de pagamento em nosso país? Para nossa reflexão, vamos considerar o atual cenário econômico e social. 

Muitas atividades econômicas que estavam estagnadas durante o ano de 2020, estão voltando com força total. O sucesso no controle da pandemia tem propiciado que muitas atividades restritas ao mundo online em 2020, fiquem cada vez mais próximas da normalidade. Assim, os eventos, viagens, trabalho, estudo e compras presenciais certamente irão retomar seu crescimento.

Isso significa que haverá a queda na utilização dos meios de pagamento digitais? Claro que não!

A melhor palavra para o futuro dos pagamentos no Brasil é convergência. O mundo real continuará repleto de tecnologias digitais de pagamento e estas facilitarão a interação social das pessoas.

O dinheiro vivo continuará presente. Porém, a segurança e facilidade dos métodos de transações online serão um grande diferencial para a nova vida real pós-pandemia.

Acompanhando estas tendências, a Pay4Fun tem lançado diversos produtos, com o objetivo de tornar a experiência dos nossos clientes e parceiros torne-se cada vez mais satisfatória.

A Pay4Fun utiliza toda a tecnologia dos meios de pagamento digitais, aliada a um atendimento de excelência. Hoje em dia, tecnologia é algo primordial, mas o ser humano continua sendo o centro de todo o empreendimento bem-sucedido. É por isso que o cuidado com o atendimento e suporte aos clientes e parceiros é primordial na Pay4Fun. 

Quer aprender cada vez mais sobre tecnologia financeira? Siga o blog da Pay4Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: