fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Quais as melhores formas de pagamento pela Internet?

Confira os métodos de pagamento online mais utilizados e seguros

Na hora de escolher um meio de pagamento online, segurança, praticidade e rapidez são os fatores mais considerados pelo consumidor. De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, os meios de pagamentos digitais vêm ganhando cada vez mais força no mercado do Brasil.

Atualmente, as modalidades de pagamento online mais utilizadas pelo público do país são: o PIX (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).

Cada vez mais, surgem meios de pagamento online inovadores que têm caído no gosto dos brasileiros por serem de fácil acesso, como por exemplo as carteiras digitais, que vem contribuindo muito para a inserção dos desbancarizados no sistema financeiro do país.

Quais as formas de pagamento online mais populares no Brasil?

As principais formas de pagamento que podem ser usadas no ambiente digital são:

Carteiras digitais

As carteiras digitais ou e-wallets têm ganhado muitos adeptos nos últimos anos.  A rapidez, praticidade e comodidade de não precisar compartilhar dados na hora das compras tem tornado as carteiras digitais cada vez mais populares no Brasil. 

As e-wallets normalmente oferecem um aplicativo que contém as informações do usuário. Ao realizar uma compra, o pagamento é feito via aplicativo. 

A Pay4Fun, por exemplo, é uma carteira digital especializada no setor de entretenimento, que facilita o acesso do consumidor a diversos sites e também inclui uma grande parcela do público que antes não tinha acesso a meios de pagamento digitais.

PIX

O PIX é o mais novo dos meios de pagamento, e vem se tornando muito popular no Brasil. A tecnologia desenvolvida pelo Banco Central permite a realização de transferências e pagamentos de forma instantânea. 

Com ele, é possível transferir dinheiro para outras pessoas e fazer pagamentos a lojas e prestadores de serviço, em até 10 segundos.

Uma curiosidade: o nome PIX não é uma sigla. De acordo com o BC, o nome remete aos pixels e à tecnologia.

Cartão de crédito

Os cartões de crédito possibilitam a programação dos pagamentos para uma certa data e oferecem opções de parcelamento, vantagens que atraem muitos consumidores. 

O cartão de crédito é uma alternativa muito utilizada para pagamento de valores altos. Como grande desvantagem, este método de pagamento tem a cobrança de altas taxas de encargos e juros, em caso de não pagamento na data estipulada.

Boleto bancário

Apesar de ter perdido espaço para outras modalidades, o boleto ainda é um método bastante utilizado em transações de lojas online.  

Como o boleto é uma forma de pagamento à vista, muitos e-commerces oferecem descontos para quem opta por essa modalidade.

O boleto oferece algumas vantagens aos consumidores como a possibilidade de pagamento em casas lotéricas, Internet Banking, caixas automáticos, maior controle sobre os gastos e comprovação de compras e pagamentos. Mas ele tem suas desvantagens, como a demora na constatação do pagamento. 

Cartão de débito

A maior vantagem do débito é gerar fluxo de caixa para as lojas, uma vez que os valores são recebidos na hora. Porém, as taxas cobradas aos lojistas para esse tipo de modalidade nem sempre são vantajosas. 

Transferência eletrônica 

É uma transferência entre contas, o que torna obrigatório que o consumidor tenha conta corrente em banco. É necessária a digitação de dados bancários, CPF e senhas, o que faz com que o processo não seja tão ágil.

As lojas virtuais que oferecem esse meio de pagamento precisam ter um ambiente de extrema segurança, a fim de evitar o vazamento dos dados do consumidor. 

Certamente, muitas opções de pagamento digital irão surgir em um futuro próximo, democratizando cada vez mais o acesso do público a tecnologia e praticidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: