fbpx
Pesquisar
Close this search box.

O que é um sistema de pagamento online?

sistema de pagamento online

Entenda melhor como os métodos de pagamento eletrônico funcionam

Um sistema de pagamento online é uma forma de fazer transações ou pagar por bens e serviços por meio eletrônico, sem o uso de dinheiro ou cheques. Também é chamado de sistema de pagamento eletrônico ou  sistema de e-Payment.

Os sistemas de pagamento online tem crescido cada vez mais nas últimas décadas, devido ao aumento de serviços bancários e compras pela Internet. 

À medida que o desenvolvimento da tecnologia avança em todo o mundo, estão surgindo os mais diversos tipos de sistemas de pagamento eletrônico e dispositivos de processamento de pagamento.

Quais são os métodos de pagamento eletrônico?

Uma das formas de pagamento eletrônico mais populares são os cartões de crédito e débito. 

Além deles, também existem métodos de pagamento alternativos, como transferências bancárias, eWallet, smart cards ou carteiras de criptomoeda, como o Bitcoin. 

Basicamente, os métodos de pagamento eletrônico podem ser classificados em duas áreas: 

Sistemas de pagamento em crédito

Cartão de crédito

É uma tipo de sistema de pagamento eletrônico que requer o uso de um cartão emitido por uma instituição financeira, para que o titular do cartão possa efetuar pagamentos online ou por meio de um dispositivo eletrônico, sem o uso de dinheiro.

eWallet

É uma espécie de conta pré-paga que armazena dados financeiros do usuário, como informações de cartão de crédito e débito, para facilitar uma transação online.

Smart card

É um cartão que contém um microprocessador, que pode ser carregado com fundos para fazer transações; também conhecido como cartão com chip.

Sistemas de pagamento à vista

Débito direto 

É uma transação financeira na qual o titular da conta autoriza o banco a cobrar uma quantia específica de dinheiro da conta eletronicamente para pagar por bens ou serviços.

E-check

Podemos dizer que é a versão digital de um cheque antigo. É uma transferência eletrônica de dinheiro de uma conta bancária, sem o uso do cheque em papel.

E-cash 

É uma forma de sistema de pagamento eletrônico, em que uma quantia de dinheiro é armazenada no dispositivo do cliente e acessível para transações online.

Cartão de valor armazenado

Um cartão com uma certa quantia em dinheiro que pode ser usada para executar a transação na loja do emissor. Um exemplo típico de cartões de valor armazenado são os cartões de presente.

Quais as vantagens dos sistema de pagamento online?

Com a crescente popularidade das compras online, os sistemas de pagamento eletrônico se tornaram fundamentais para os consumidores. Os métodos de pagamento online tem muitos benefícios, como:

Ampliação do mercado consumidor

Os meios de pagamento online trazem a possibilidade de atingir mais clientes em qualquer lugar, o que resulta em mais vendas.

Transações mais eficientes

As transações podem ser feitas em segundos, com um clique. Isso significa economia de tempo do cliente.

Mais conveniência 

Os clientes podem pagar por itens a qualquer momento e em qualquer lugar. Eles só precisam de um dispositivo conectado à Internet. 

Maior controle

Os consumidores podem controlar suas despesas com mais facilidade, pois acessam sua conta virtual e encontram o histórico das transações.

Agora que você conhece os diferentes tipos de sistemas de pagamento online, é hora de conhecer a Pay4Fun. A Pay4Fun é uma plataforma de pagamentos online que permite você realizar transações de forma prática e segura.

A Pay4Fun oferece uma carteira virtual (eWallet) de última geração, onde pagamentos e transferências para os sites credenciados são realizados de forma simples e sem burocracia. Cadastre-se já e aproveite todos os benefícios da Pay4Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: