fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Fintechs – Saiba o que são e quais são seus diferenciais!

Fintechs são empresas de tecnologia que oferecem serviços de natureza financeira, normalmente a um custo bem mais baixo em relação aos praticados pelos bancos. O principal destaque das fintechs é o seu grande nível de eficiência, geralmente alcançado através da utilização de tecnologia em estado da arte. Neste artigo mostramos porque essas empresas estão mudando a nossa forma de lidar com o dinheiro.

Via de regra, as fintechs são startups do setor de tecnologia criadas recentemente com uma proposta inovadora na entrega de serviços financeiros. De acordo com dados do Venture Scanner, atualmente já existem mais de 2000 empresas do segmento no mundo. E nas terras tupiniquins, segundo o Fintechlab, são mais de 240 iniciativas.

Definições

Com o foco na tecnologia, agindo de maneira extremamente especializada (atendendo a somente uma ou poucas necessidades), soluções inovadoras e pouquíssima burocracia, as fintechs atuam com os mais diversos produtos financeiros, dentre eles:

  • Empréstimos
  • Investimentos
  • Cartões de crédito
  • Sistemas de Pagamento
  • Contas bancárias
  • Aplicativos de Controle Financeiro

Com a utilização de tecnologia de ponta e processos organizacionais extremamente eficientes e trabalhando com uma pequena gama de produtos cada, essas empresas conseguem entregar o mesmo produto dos grandes bancos e empresas tradicionais do segmento a uma fração do custo.

A relevância das fintechs

Apesar de pouco expressivas em termos de volume, já é possível perceber seu impacto no mercado tradicional. O Bradesco, por exemplo, lançou no ano passado o Banco Next, na tentativa de abocanhar uma fatia desse mercado de bancos digitais.
Outras empresas estão desburocratizando seus serviços para se adequar às novas exigências do mercado. Embora saibamos que grandes empresas têm uma capacidade reduzida de inovação, o interesse que vem sendo demonstrado em adequar-se às novas demandas do mercado é um excelente indicativo do potencial de crescimento do segmento.

Diferenciais

  • Abordagem Centrada em Tecnologia

    Essa abordagem vai muito além da disponibilização de serviços tradicionais através de meios digitais. Nas fintechs a própria forma de disponibilização é repensada, indo muito além das questões de usabilidade, em alguns casos a própria forma de pensar no produto é reinventada.

  • Desburocratização

    Em pouquíssimo tempo, um procedimento que antes era extremamente burocrático pode ser realizado através de um aplicativo simples, com a utilização da própria câmera do celular: Abrir uma conta corrente sem a necessidade de enviar cópias em papel ou conversar com um atendente é só uma amostra de como o setor pretende desburocratizar os produtos financeiros.

  • Especialização é a chave!

    Ao lidar com pouquíssimos produtos financeiros, as empresas passam a ser especialistas em um produto muito específico. Isso além de melhorar a qualidade também permite que a empresa tenha muitos menos gastos operacionais que seus concorrentes colossais.

  • Soluções Inéditas

    Ao atender uma demanda desconsiderada pelas empresas tradicionais, as fintechs ganham mais adeptos e se consolidam no mercado. Sejam cartões de crédito sem anuidades, soluções de pagamento diferenciadas, consultoria para pequenos investidores ou empréstimos com juros mais baixos, o mercado tem recebido de braços abertos essas iniciativas.

A Pay4Fun

A Pay4Fun é uma fintech especializada em oferecer soluções de pagamento principalmente para sites de entretenimento online. Com opções extremamente simples e um pool de parceiros de renome, nossa empresa atende às principais exigências do mercado brasileiro.
Venha pra Pay4Fun!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: