fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Fintechs X Bancos tradicionais: a revolução do mercado

Fintechs

Qual será o futuro do mercado financeiro na disputa entre Fintechs X Bancos Tradicionais

Atualmente, as Fintechs dos mais diversos nichos de atuação têm atraído muitos clientes, pois elas garantem simplificar o dia-a-dia de pessoas físicas e empreendedores, que precisam utilizar diariamente muitos serviços bancários.

Com a evolução da tecnologia, tudo mudou e agora, com o mercado ampliado, você é livre para escolher entre os serviços das Fintechs ou dos bancos tradicionais. Com a promessa de operarem com taxas muito menores, muitas Fintechs ainda oferecem melhores condições para empresários, caso precisem de crédito.

O SPC Brasil realizou uma pesquisa em 2018, no qual o resultado foi que 2 entre 10 brasileiros já solicitaram empréstimos a bancos. A Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) relatou que entre 2006 e 2016 esse tipo de serviço bancário cresceu 248,8% no país.

Em contrapartida, as Fintechs tem revolucionado o cenário tradicional entre banco e cliente, o que vem trazendo cada vez mais protagonismo a elas no mercado financeiro.

Nas Fintechs, os custos das operações são menores do que nos bancos comuns. Os serviços oferecidos costumam atrair um grande número de clientes, com taxas menores e, em alguns casos, até com taxas nulas. Outro grande diferencial das Fintechs que oferecem cartões de crédito é que muitas delas não cobram tarifas como anuidade.

Segundo informações da McKinsey, consultoria empresarial norte-americana, as Fintechs estão crescendo em um número abundante. Somente no último ano, elas captaram mais de US$ 30 bilhões em investimentos.

Você pode confiar nos serviços de uma Fintech?

Ao ter o primeiro contato com este novo tipo de serviço tecnológico, alguns consumidores têm dúvidas se as Fintechs são tão seguras quanto aos bancos tradicionais.

Vale ressaltar que, assim como os bancos, as Fintechs oferecem serviços como contas digitais, cartões, empréstimos e outras modalidades de concessão de crédito que são fiscalizadas pelo Banco Central, o que representa uma forma de proteção aos seus clientes.

Como as Fintechs tem uma legislação menos burocrática, consequentemente seus custos são menores que os bancos, no que diz respeito ao cumprimento de obrigações legais. O resultado é o oferecimento de serviços mais baratos mais ágeis que o dos bancos.

Qual será o futuro dos bancos tradicionais?

Diante do crescimento destas startups da área financeira, os mais pessimistas cogitam até que os bancos tradicionais podem desaparecer.

Não é bem assim. Apesar da tendência de grande migração de clientes para as Fintechs em busca de taxas menores, e novas facilidades, isso não significa que a posição dos bancos tradicionais esteja necessariamente ameaçada.

Vale lembrar que os grandes bancos ainda são um dos principais propulsores da economia global. É importante deixar claro que, de forma geral, as instituições tradicionais conseguem se manter em sua posição, mesmo em situações de crise econômica.

Apesar da ascensão das Fintechs no cenário atual, os papéis dos grandes bancos ainda geram muito interesse nas Bolsas de Valores de todo o mundo.

Já as Fintechs não possuem a mesma estabilidade e caso o negócio não seja bem gerenciado, algumas podem perder rapidamente seu valor de mercado. Caso haja crises e problemas econômicos severos, as Fintechs são mais propensas a sofrerem com inadimplências.

Que detalhes observar ao utilizar os serviços de uma Fintech?

Ao decidir utilizar os serviços de uma Fintech, observar alguns detalhes pode fazer a diferença.

Avalie, por exemplo se a empresa presta suporte e atendimento sempre que você precisar. O fato de este tipo de empresa lidar fundamentalmente com a tecnologia, faz com que o atendimento por meios digitais como chat e e-mail agilize a comunicação e resolução de dúvidas e problemas.

As boas empresas de tecnologia também estão sempre em busca de inovações, aprimorando seus serviços constantemente, ouvindo as solicitações e necessidades do seu cliente.

Se você quer utilizar os serviços de uma intermediadora de pagamentos realmente confiável, conheça a Pay4Fun. Cadastre-se já e conheça todas as funcionalidades da nossa plataforma que terá muitas novidades em 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: