fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Entenda o que são os bancos digitais

Entenda o que são os bancos digitais

Os bancos 100% digitais estão revolucionando o mercado de serviços financeiros

Hoje em dia, o termo “banco digital” é bastante utilizado, porém seu conceito muitas vezes é incompreendido. Em resumo, os bancos digitais são aqueles que operam com a digitalização completa de todas as suas atividades, programas e funções. 

Não se trata apenas de digitalizar apenas aquilo que os clientes vêem, como os serviços e produtos bancários oferecidos. Para um banco ser classificado como digital, deve ter todos os seus processos automatizados, em todas as etapas do relacionamento bancário. E isso vai muito além de uma plataforma bancária online ou mobile.

Os bancos digitais operam completamente em ambiente digital tanto para clientes como para funcionários — front-end, back-end ou qualquer outro tipo de processo. Para o banco digital funcionar, ele depende de big data, análise e adoção de todas as novas tecnologias que possam melhorar a experiência do cliente. 

Um banco só será considerado digital se tiver digitalizado todas as funções que possui, desde o desenvolvimento dos produtos e serviços até o atendimento ao cliente.

Vantagens dos bancos digitais

Você pode estar se perguntando. Afinal, quais as reais vantagens de utilizar um banco digital? 

O mercado de serviços financeiros está cada vez mais competitivo. Os modelos bancários tradicionais já não conseguem atender à todas as demandas de um consumidor ávido por maior agilidade, menos burocracia e baixo custo.

Então, conheça algumas características dos bancos digitais e entenda por que eles têm crescido tanto no mundo todo. 

Redução de custos 

Os bancos estão sob pressão para reduzir seus custos e permanecer competitivos. Um banco tradicional, por exemplo, necessita fazer altos investimentos em hardware e software para manter seus sistemas atualizados. Este tipo de custo é bastante minimizado nos bancos digitais.

Aumento de receitas

Os bancos tradicionais não têm uma visão de 360 ​​graus de seus clientes. Eles não possuem sistemas inteligentes o bastante para conhecer a fundo o que os clientes buscam e precisam. A fraca experiência do consumidor leva faz com que os bancos tradicionais estejam perdendo cada vez mais seu market share.

Mais espaço para a livre concorrência

Fintechs e outros novos serviços relacionados a transações financeiras estão abalando o cenário bancário. Como resultado disso, a demanda por uma experiência aprimorada do cliente e serviços personalizados têm crescido bastante.

Como todo o mundo já sabe, os produtos e serviços de bancos já estabelecidos são bastante caros. Os bancos digitais têm melhorado a experiência do cliente com custos mais reduzidos, o que têm gerado muito mais concorrência no setor.  

Exploração dos benefícios das novas tecnologias 

As novas tecnologias, como análise de dados, APIs abertas, blockchain e banco cognitivo, vão impactar bastante os modelos de negócios bancários vigentes. No entanto, os sistemas legados ainda limitam a capacidade dos bancos de reagir rapidamente a esses desenvolvimentos.

Dessa forma, a digitalização completa das operações bancárias é cada vez mais importante. Só assim os bancos vão usufruir dos benefícios dessas tecnologias e sobreviver no futuro.

As expectativas dos clientes estão crescendo, novas regulamentações estão sendo implementadas e a concorrência dos gigantes da tecnologia está aumentando. 

Essas mudanças obrigam os bancos a olhar para o âmago de sua existência e traçar um caminho a seguir, em um mundo cada vez mais digital. Eles precisam se reinventar para não morrerem.

Um panorama do mercado de bancos digitais no Brasil

A empresa idwall publicou recentemente uma análise do mercado brasileiro de bancos digitais.

Em nosso país, os bancos digitais possuem um ambiente novo e bastante promissor. Afinal, o cliente brasileiro ainda sofre com os efeitos da longa crise econômica, e busca avidamente por soluções mais baratas e menos burocráticas.

Os bancos digitais alteram toda a estrutura organizacional já conhecida nos bancos tradicionais. Toda a organização é ancorada em processos digitais como automação, inteligência artificial e agilidade

Entenda o que são os bancos digitais

Atualmente no Brasil, 40% dos clientes bancários ainda utilizam os bancos mais tradicionais. Entretanto, 56% dos consumidores possuem serviços de contas mistas, que mesclam produtos digitais e tradicionais. 

Por enquanto, apenas 6% dos consumidores brasileiros são usuários de bancos totalmente digitais.

Entenda o que são os bancos digitais

O perfil do público de bancos digitais pode ser dividido entre os nômades digitais, que valorizam as formas novas, mais tecnológicas e eficazes de serviços. 

Existem também os hunters de preço, que buscam negócios com o melhor custo-benefício, mas também consideram crucial ter atendimento com contato humano.

O terceiro grupo é formado pelos qualitý seekers, que buscam fornecedores de serviços financeiros que coloquem seus interesses em primeiro lugar.

Entenda o que são os bancos digitais

De forma geral, o cenário é bastante promissor para o crescimento de startups de serviços bancários.

Cada vez mais, os novos players do mercado estão atendendo às expectativas e experiências dos clientes, aumentando sua eficiência operacional com menor custo.

Então, seja bem-vindo ao mundo dos bancos digitais. E, para continuar sempre bem informado sobre as novas tecnologias em meios de pagamento, não perca nenhum post do blog da Pay4Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: