fbpx
Pesquisar
Close this search box.

E-commerce: dicas para se destacar dos concorrentes

 

Todo comerciante, seja em loja física ou online, sabe que precisa investir constantemente em estratégias de mercado interna e externas a fim de não ficar para trás. E nessa jornada, a concorrência só tende a aumentar, principalmente se o lojista não se atualiza com relação a dicas de e-commerce. Neste artigo, você vai descobrir como se destacar dos concorrentes e manter seus negócios online operando a todo vapor. Confira!

Seu público busca por diversidade

Diversidade é um termo que tem sido empregado com maior frequência a cada dia e, portanto, nenhum nicho foge a esse requisito. Em se tratando de e-commerce, isso é, na verdade, uma necessidade.

Mesmo que sua área de atuação ofereça apenas um produto como pen drives, por exemplo. Nesse caso em específico um exemplo de variedade seria que tais dispositivos para armazenamento de dados possuam variação de:

  • cores
  • modelos
  • capacidade de armazenamento
  • preço

Porém, sabemos que uma loja virtual oferece tipos de produtos distintos, então essa diversidade deve ser ainda maior. No caso, vale uma pesquisa para saber os itens de maior procura e assim disponibilizar mercadorias com as características mais buscadas.

O cliente em primeiro lugar

Sua fonte de renda não está na quantidade de produtos que você consegue vender, mas sim nas pessoas que acessam seu comércio online e se convertem em clientes. O processo de conversão, por sua vez, é influenciado diretamente por diversos fatores, tais quais:

  • layout
  • variedade dos produtos
  • informações sobre o produto
  • carregamento rápido das páginas
  • preço do produto
  • frete
  • dentre outros detalhes

Eu, particularmente, quando entro em um site e demora muito para carregar uma página, já clico em “voltar” e bora visitar outro que seja melhor. E nesse sentido, o pior é que o Google (e demais motores de busca) não se simpatizam com sites onde o usuário chegou, ficou apenas alguns segundos e já saiu, pois entendem que tal sítio online não tem o que o usuário procura. Aí, meu amigo, suas chances de se posicionar bem nos resultados orgânicos das pesquisas só diminuem.

Suporte/Atendimento online

Essa é uma das melhores dicas de e-commerce mas, por incrível que pareça, muitos lojistas insistem em não dar ouvidos. Deixe-me explicar o porquê de ser tão importante ter alguém presente pelo menos nos horários de maior visita em sua loja.

Às vezes, a concorrência nem é tão grande e sua loja é uma das poucas que oferecem um produto pelo melhor preço, originalidade, facilidade de pagamento, etc. Porém, um simples probleminha no carregamento da página de pagamento, frete, erro em algum campo de preenchimento obrigatório e pronto, você perdeu o peixe. É por essa razão que se faz necessário o suporte online, pois o usuário pode conversar, explicar o problema, tirar dúvidas e aí a venda se concretiza. Pense nisso e, se você ainda não tem em seu e-commerce um serviço de  atendimento ou suporte online, considere implementá-lo o quanto antes!

Outras dicas de e-commerce

Concluindo esta matéria, vou deixar listadas abaixo mais algumas dicas aí para colocar o seu comércio virtual à frente dos concorrentes (ou pelo menos se manter em um nível acirrado de competição):

  • Invista na otimização (SEO)
  • Crie uma boa reputação (é o que vai fidelizar e atrair novos clientes)
  • Tenha um bom sistema de gestão (facilitar as transações, agilizar os processos, etc)

Então é isso. Se preciso for, leia novamente o artigo e depois é só ir implementando essas dicas de e-commerce em sua loja online. Obrigado pela visita e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: