fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Conheça a evolução dos meios de pagamentos digitais

meios de pagamentos digitais

Em nossa sociedade, a necessidade de realizar pagamentos é muito antiga. Nossos ancestrais utilizavam gado e outros animais como moedas em troca de bens e serviços. Ao longo dos anos, podemos perceber a evolução da forma de fazer pagamentos. E você, conhece todos os meios de pagamentos digitais atuais?

Os meios de pagamento digitais já ocupam um papel central no fornecimento de dados para a economia digital nos próximos anos, de acordo com o relatório da Minsait, uma empresa da Indra.

“Embora todos os negócios caminhem no sentido de se converterem numa Data Driven Company (DDC), o negócio dos meios de pagamento foi pioneiro quando adotou um enfoque assente nos dados, para responder às normativas existentes, por um impulso inovador ou por concorrência do mercado”, refere a Minsait.

A Internet revolucionou os meios de pagamentos digitais

Diante da nova era que nasceu com a Internet, estamos vivendo em um mundo transformado pela tecnologia. 

Em nosso cotidiano, os meios de pagamentos digitais se tornou um alvo importante a ser desenvolvido, pois através da web, as fronteiras de vendas dos comerciantes se expandiram, e como toda mudança traz desafios foi necessário criar a possibilidade do cliente pagar pelo produto ou serviço remotamente.

Isso é positivo quando visto sob a perspectiva histórica. A evolução dos meios de pagamento nos ensina uma busca incessante por maiores graus de simplicidade, conveniência e segurança nas transações. 

Fazer pagamentos através de um smartphone é uma grande evolução, mas você sabe como se deu tudo isso? Vamos descobrir juntos.

Nas décadas de 1950 e 1960 surgiu a indústria de cartões

Em 1949, o empresário chamado Fred McNamara percebeu que havia esquecido a carteira na hora de pagar a conta de um jantar (em inglês, dinner). O incidente o fez pensar por que um empresário como ele não poderia ser livre para gastar o que ele de fato pudesse pagar, ao invés de ficar restrito ao dinheiro que eventualmente possuísse no bolso. Uma ideia simples, porém revolucionária.  

Um ano depois, McNamara e um sócio reuniram 27 estabelecimentos e cerca de 200 amigos e lançaram o Diners Club Card o sucesso da iniciativa acabou dando origem a indústria moderna de cartões.

Em 1958, a American Express, que atuava desde 1850 em fretes e transportes de valores, introduziu no mercado um cartão para despesas com entretenimento e viagens. No mesmo ano, o Bank of America lançou na Califórnia o BankAmericard, precursor dos cartões Visa,

Que além de ser aceito em uma variedade maior de estabelecimentos, trazia também a novidade de poder ser pago em parcelas mensais, com a incidência de juros, é claro. No ano de 1959, a AMEX introduziu os cartões de plástico, substituindo o papel utilizado até então.

Em 1965, o Bank of America começou a licenciar o seu sistema de cartões de crédito para outros bancos nos EUA, em um movimento que também levou a formação de uma rede bancária nacional capaz de promover o uso do BankAmericard por todo o país.

Já em 1967, quatro bancos da Califórnia fundaram um competidor para o BankAmericard, chamado de “Master Charge: The Interbank Card”. Em 1979, o programa foi renomeado para “MasterCard”.

A primeira ATM, 1967

Entrou em operação em uma agência do Barclays Bank, em Londres, inaugurando a era dos pagamentos eletrônicos.

Os cartões com tarjas magnéticas, década de 1970

O uso de cartões com tarjas magnéticas foi padronizado, permitindo aos estabelecimentos verificar as transações eletronicamente.

Os cashbacks e programas de recompensas, 1986

A varejista Sears introduziu o cartão Discover, que oferecia aos consumidores um pequeno desconto em todas as suas compras, e criou os sistemas de cashback e recompensas.

Os cartões com chip, década de 1990

O início dos anos 1990 viu a chegada dos cartões com chips, também chamados de SmartCards (ou EMV). 

Os sites de e-commerce, 1994, 2005

Em agosto do mesmo ano, aconteceu a primeira compra é realizada com um cartão de crédito em um site de comércio eletrônico.

PayPal e o surgimento das carteiras digitais, 1998

Uma startup na Califórnia chamada PayPal criou um serviço que permitia a qualquer pessoa com um endereço de e-mail se cadastrar, enviar e receber dinheiro eletronicamente de outros usuários.

Como são os meios de pagamentos digitais de hoje

 Dos átomos aos bits, a digitalização dos meios de pagamento nos conduz para uma sociedade em que a materialidade e a circulação física do dinheiro finalmente deixarão de existir. 

O que, diga-se de passagem, faz todo o sentido dentro do processo evolutivo que acabamos de acompanhar. Afinal, para que carregar objetos físicos se tudo o que precisamos para realizar um pagamento é de informação?

Se você quer conhecer a última geração dos meios de pagamento digitais, cadastre-se já na Pay4Fun. Você pode realizar seus pagamentos online com praticidade e segurança, sem a necessidade de compartilhar seus dados com o vendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: