fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Banco tradicional X Fintech: por que mudar?

Banco tradicional X Fintech: por que mudar?

Por que os clientes estão trocando os bancos pelas Fintech?

A cada dia mais pessoas em todo o mundo estão repensando a maneira de fazer suas transações financeiras. A concorrência do banco tradicional X Fintech é uma realidade do cenário financeiro atual. As inovações dos sistemas bancários não param de surgir. 

Por que será que muita gente vêm optando reduzir ou até encerrar completamente sua atividade em contas de bancos tradicionais, optando pelas chamadas Fintech, empresas de tecnologia financeira que prestam os mais diversos tipos de serviço como bancos digitais, e-Wallets e outros?

Já é fato consumado que os bancos tradicionais estão perdendo bastante espaço para novas tecnologias financeiras. De acordo com a empresa de consultoria de gestão global McKinsey, até 2025, entre 10 e 40% dos lucros bancários poderão estar ameaçados devido à expansão das Fintech. 

De maneira geral, mesmo em bancos comuns, o sistema de interação com os clientes está mudando, uma vez que a maior parte das operações bancárias já é realizada via Internet. O banco tradicional com agências, filas e papelada, cada vez mais é coisa do passado.

Quais as vantagens da Fintech em relação ao banco tradicional?

Embora os bancos tradicionais ainda tenham grande presença mercado bancário global, cada vez mais consumidores têm aberto contas e realizado transações financeiras através das Fintech. Entenda então por que as empresas de tecnologia financeira tem atraído um mercado cada vez maior de clientes.

Muito mais eficiência

As Fintech acabam com dois dos maiores problemas dos bancos tradicionais. As filas e a burocracia nos processos.

Nos novos modelos de empresas de tecnologias financeira, tudo pode ser feito online, sem que o cliente precise se deslocar de casa ou do escritório. 

A estrutura das Fintech é muito mais simples. Graças às tecnologias avançadas do mundo financeiro, processos totalmente automatizados permitem que os clientes resolvam problemas muito mais rapidamente do que nos bancos tradicionais.

Por exemplo, o tempo de espera para abrir conta em uma Fintech não é de duas semanas ou um mês, como acontece com a maioria dos bancos tradicionais.Nas novas empresas de tecnologia financeira, aprovação de uma conta pode ocorrer em horas, ou no máximo um dia ou dois.

Maior privacidade

Um dos principais motivos pelos quais os bancos tradicionais estão perdendo clientes, é que a política de privacidade das Fintech é mais consistente. 

As informações sobre os clientes e suas finanças são muito mais confidenciais e protegidas. 

Tecnologia de ponta

Outra grande vantagem das Fintech perante o sistema bancário tradicional, é que elas inovam e se desenvolvem em um ritmo sem precedentes. 

O setor de Fintech é formado por muitas Startups, que utilizam tecnologias de ponta e testam inovações para melhorar e otimizar serviços financeiros.

Nas Fintech, os sistemas de pagamento e transferências estão sendo constantemente facilitados e modernizados, por meio das melhores tecnologias disponíveis.

Embora os bancos tradicionais estejam se desenvolvendo no espaço virtual, tentando incentivar o uso de seus sites e aplicativos de smartphone, muitos de seus clientes enxergam claramente que certas deficiências do sistema bancário tradicional ainda estão presentes nas suas operações.

E este é só o início. Tudo indica que o embate entre o banco tradicional X Fintech ainda terá muitos desdobramentos. 

Quem sai ganhando? Certamente, o mercado consumidor que se beneficia com inúmeras opções dos mais diversos tipos de serviços de tecnologia financeira para facilitar sua vida.

Se você quer realizar transações financeiras com toda a segurança, cadastre-se na Pay4Fun. Somos uma empresa 100% brasileira que conta com suporte 24/7. Mergulhe com confiança no novo mundo das Fintech. Conheça a Pay4Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: