fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Profissional de e-sports: a rotina de um jogador

 

Para quem é fã de games, ser um profissional de e-sports pode ser um sonho. A boa notícia é que, apesar de ainda ser difícil de chegar no nível de jogadores profissionais que hoje em dia são considerados astros do e-sport, já não é tão impossível viver de uma renda exclusiva dessa atividade, que pode variar de R$ 2.000 a R$ 30.000 mensais, fora eventuais premiações. Mas por mais que seja uma mistura de diversão e trabalho, é preciso muita dedicação e foco para chegar lá. Você que tem interesse nesse estilo de vida, confira aqui como é a rotina desses profissionais.

Disciplina em primeiro lugar

Disciplina é a palavra chave quando se trata de um profissional de e-sports. Jogadores profissionais de CS:GO como Gabriel “FalleN” Toledo, treinam com sua equipe seis sagradas horas diárias, mais ocasionais partidas espalhadas pela semana. Em vésperas de campeonatos, a rotina de treino é mais rígida ainda. Em casos de jogadores patrocinados pela Pain Gaming (maior clube de e-sports da América Latina), há até a exigência de que os gamers frequentem uma academia, a fim de manter os jogadores ativos e saudáveis e evitar que caiam no sedentarismo.

Além disso, a maioria desses profissionais não só exercitam as habilidades nos games como “respiram” essa arte. Em tempos livres jogam outros games ou caem em partidas amistosas, estão sempre trocando informações entres eles, e até participam de festas onde a maioria do público é de gamers.

Diversidade de Atuação é a chave para o profissional de e-sports

Muitos profissionais de e-sports dividem seu tempo em outras funções além dos games. Claro que na maioria das vezes, essas atividades extras são relacionadas ao universo dos e-sports. Muitos atuam como youtubers, dando dicas sobre os games em que são especializados. Alguns chegam a ser empreendedores, administrando grupos de jogadores e criando academias de cursos para futuros profissionais dos games.

Feedbacks positivos e negativos

Jogadores profissionais chegam a ter quase 1 milhão de seguidores em redes sociais, o que pode diversificar o teor dos comentários. Além dos fãs e apoiadores, sempre vai haver grande número de pessoas criticando e até mesmo ofendendo quem está em evidência em qualquer segmento. No mundo dos games pode haver bastante hostilidade, tanto dentro dos jogos como nas mídias e redes sociais. Portanto é preciso estar preparado para filtrar essas informações, e não absorver toda essa carga negativa a que estarão expostos, a fim de não ter seu desempenho e foco afetado por esse lado ruim da fama. Com a proporção gigantesca que os e-sports estão tomando, jogadores profissionais estão se tornando astros como um jogador de futebol por exemplo, pelo menos no público do universo dos games.

Lidar com a pressão de grandes campeonatos

Campeonatos mundiais de e-sports já são eventos grandiosos. Portanto, na hora de sair do treino dentro de casa para jogar diante de uma multidão de pessoas, pode ser muito intimidador. É claro que aquele frio na barriga pode ser que nunca passe, mas jogadores profissionais de e-sports devem aprender a administrar essa pressão para que sua habilidade não seja comprometida na hora que ele mais precisa.

Ter senso de trabalho em equipe

Os maiores e-games, como LOL, DOTA 2 e CS:GO, são todos jogados em equipe. Então, não adianta o gamer profissional focar toda sua habilidade na atuação individual. Sem trabalho em equipe, nada funciona. É preciso contribuir para o time todo estar alinhado e positivo, além de treinar táticas e estratégias em conjunto até que todos estejam jogando como uma unidade e não só um grupo de talentos individuais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: