fbpx
Pesquisar
Close this search box.

League of Legends (LOL) – Especial E-Sports

 

Um cenário que tem crescido exponencialmente e atraído muito investimento é a onda dos e-sports, e aqui vamos falar de um dos jogos mais populares da categoria. League of Legends segue em terceiro lugar no ranking mundial dos e-games que mais premiam jogadores, só em 2017 o jogo chegou a pagar 11 milhões (valor em dólares) em prêmios.

Jogabilidade e mecânica do jogo

League of Legends é um game da categoria MOBA (multiplayer online battle arena) e é jogado em terceira pessoa. São quatro modos de jogos que vem a ser definidos pelos seguintes mapas: Summoner’s Rift, Twisted Treeline, Crystal Scar e Howling Abyss, porém os mapas Dominion e Crystal Scar foram desativados em uma atualização em 2016. Cada mapa possui um cenário distinto assim como os objetivos e consequentemente o contexto da vitória. Outro fator enriquecedor é que cada mapa possui itens e feitiços também diversificados. Em média as partidas duram de 20 a 50 minutos, e é dentro desse tempo que o time precisa fazer um trabalho em equipe para conquistar seus objetivos e vencer.

Para cada partida do LOL, os jogadores escolhem seu personagem, que são chamados de campeões, dentro de 6 categorias onde cada um possui habilidades singulares. As equipes adversárias começam sempre num nível baixo e equivalente entre si. No decorrer da partida, os poderes de cada campeão vão aumentando conforme o acúmulo de experiência e a compra de itens que acrescem suas habilidades, é possível conseguir mais ouro derrotando outros jogadores ou matando monstros espalhados pelo mapa.

Popularidade e crítica do LOL

Em 2011, apenas 2 anos após seu lançamento, League of Legends já contava com 11,5 milhões de jogadores atuando mensalmente. Mas sua popularização só vem crescendo, atualmente o número de jogadores mensais já ultrapassa a quantia de 100 milhões. Com dados como esse, pode-se afirmar que o jogo está longe de entrar para o esquecimento. E se entre gamers do mundo todo LOL já tem seu espaço garantido, entre a crítica especializada não é diferente! Já em seu lançamento a IGN pontuou o jogo com a nota de 8/10, e em 2014 numa reavaliação, Leah B. Jackson do IGN, subiu sua classificação de 8 para 9,2. O termo usado por Jackson foi: “exemplo de excelência”. E comparando com jogos da mesma categoria, como o Dota 2 e Heroes of Newerth, foi considerado o de mais fácil aprendizado e associação da dinâmica do jogo.

Campeonato Brasileiro de League Of Legends (CBLOL)

Atualmente o torneio de League of Legends no Brasil funciona no formato de Liga, disputado por 8 equipes em 2 etapas semestrais. Jogado por times profissionais, os melhores jogadores disputam não só um lugar de honra no cenário nacional como também por vagas em campeonatos mundiais. É possível acompanhar o campeonato brasileiro de LOL online, que acontece nos estúdios da Riot Games em São Paulo, e são transmitidos pelo site oficial br.lolesports.com/ligas/cblol, e nos canais do Youtube e Twitch.

Campeonato Mundial de League of Legends

É um evento internacional anual, também organizado pela Riot Games. As equipes, que possuem no máximo seis membros incluindo um técnico, não precisam ser formadas por jogadores da mesma nacionalidade. A competição é pelo título de campeão mundial, pela Taça do Invocador e pelo cobiçado prêmio de aproximadamente US$ 1.000.000. O campeonato mundial de League of Legends tem chamado a atenção não só de gamers do mundo todo, como também de grandes redes de televisão abertas e patrocinadores de peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: