fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Fraudes em sistemas de pagamento: Como evitar

Com o crescimento dos produtos e serviços comercializados online, principalmente no setor de entretenimento, se torna cada vez mais importante para as empresas se proteger ante as tentativas de fraudes em sistemas de pagamento. Neste artigo abordamos as principais considerações que você deve ter para evitar perdas.

Estorno (Chargeback)

O estorno do pagamento (chargeback) ocorre quando uma compra realizada com cartão (crédito ou débito) é cancelada pela administradora do cartão de crédito. Dos quatro motivos para a realização de um estorno, três estão relacionados à fraude. Conheça os motivos:

  • Fraude efetiva

Uma operação é considerada fraudulenta quando o usuário não reconhece a compra realizada em seu cartão e ele então solicita juntamente à administradora que a compra seja cancelada.

  • Autofraude

Quando um usuário age por má fé não reconhecendo uma compra realizada por ele próprio.

  • Fraude amigável

Quando o dono do cartão realiza um estorno de uma compra que ele não lembra ter feito, contudo a mesma foi realizada por alguma pessoa próxima do proprietário do mesmo.

  • Desacordo comercial

Nessa categoria inclui arrependimento, descumprimento da oferta, produto com danos, entrega fora do prazo, o comprador não reconhece o nome da loja na fatura ou não se recorda de ter realizado a compra.

Como minimizar fraudes em sistemas de pagamento?

Com o volume de transações nos níveis atuais, é praticamente impossível manter uma taxa de 0% de fraude. O objetivo é adotar procedimentos que minimizem sua incidência de forma a se permitir que a empresa opere dentro das margens aceitáveis de lucro. Confira as dicas abaixo:

  • Consulte o CPF

Verifique o número do CPF junto ao site da receita federal para ver se os dados apresentados lá conferem com os dados informados pelo usuário. Dependendo da natureza do seu negócio e da forma de pagamento pode ser interessante consultar os serviços de proteção do crédito.

  • Verifique o perfil de consumo

Se o produto destoa muito do esperado para aquele perfil de usuário (com base no histórico, por exemplo) adote procedimentos para evitar fraude, como por exemplo a verificação adicional de documentos.

  • Cuidado com pedidos pouco comuns

Principalmente as ordens de compra exageradas. Pra esses casos adotar uma verificação adicional de documentos ou solicitar outros comprovantes (como residência, por exemplo) podem minimizar as fraudes.

  • Utilize-se de dispositivos antifraude

Algumas soluções automatizadas podem cruzar informações como número IP, endereço de entrega e tipos de produtos comprados.

  • Tenha uma solução de pagamento confiável

A Pay4Fun adota os principais e mais rigorosos padrões de segurança tecnológica e procedimentos antifraude para minimizar os problemas com fraudes em sistemas de pagamento, sendo assim a solução ideal para cobrança e pagamentos da sua empresa. Entre em contato com nosso departamento comercial através do e-mail merchant@p4f.com e obtenha mais informações sobre nossos padrões de segurança e política antifraude.

Conclusão

Com os negócios migrando cada vez mais para as plataformas online é importante que as empresas se defendam de usuários mal-intencionados e operações fraudulentas para garantir maiores margens de lucro e competitividade junto aos concorrentes.
As soluções para esse problema residem na intersecção entre as ferramentas tecnológicas e os procedimentos operacionais adotados pela empresa. Escolher uma solução de recebimentos como a Pay4Fun pode contribuir em muito para sua tranquilidade e lucratividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: