fbpx
Pesquisar
Close this search box.

DOTA 2: conheça melhor – Especial e-Sports

DOTA 2 surgiu quando seu antecessor, Dota (Defense of the Ancients) chamou atenção da Valve. DOTA foi um mod do clássico Warcraft 3, mas tinha sido projetado de maneira amadora pela IceFrog. Com a Valve como parceria, o game foi reestruturado e lançado mundialmente, e hoje é um dos MOBAS (Multiplayer Online Battle Arena) mais populares do mundo. DOTA 2 também está na linha de frente dos esportes eletrônicos (e-sports ou e-games), e em 2017 foi o jogo que mais premiou jogadores, atingindo a quantia de 37 milhões como premiação. É um jogo gratuito, com funcionalidade para Windows, Mac e Linux.

Jogabilidade e mecânica do jogo

Como qualquer jogo de PC, os comandos do DOTA 2 são feitos através do mouse e teclado. A interface é bem organizada, mostrando só o essencial. Um mini mapa aparece no canto esquerdo inferior da tela, com a loja de itens à direita. O placar e o tempo das partidas podem ser visualizados na parte superior; e na área central inferior, são exibidos os níveis de energia dos personagens. Os jogadores também podem acompanhar os pontos de experiência ganhos e acessar atributos especiais.

O objetivo das esquipes é alcançar as estruturas adversárias, situadas nas extremidades dos mapas e destruí-las. São chamadas de “ancestrais” e, obviamente, estarão vigorosamente defendidas.

Cada jogador inicia com um herói no nível 1, podendo evoluí-lo até no máximo ao nível 25. Nesse processo, os atributos do herói vão evoluindo, e assim novas magias e habilidades são liberadas.

No desenrolar das rodadas, o confronto entre os personagens ocorre nas chamadas “lanes”, que são os caminhos por onde as bases adversárias são conectadas. As lanes são protegidas por diversas construções de defesa.

Para estar preparado para estas tarefas, os players precisam evoluir e equipar seus heróis, definir estratégias de combate e conseguir o auxílio de unidades dirigidas por computador, espalhadas por todo o cenário.

Popularidade e crítica do DOTA 2

DOTA 2, em meados de 2013, conseguiu superar o League of Legends em popularidade na América do Norte e Europa, mas hoje em dia segue atrás do LOL. Em pesquisas de 2017, ficou no terceiro lugar em audiência no canal Twitch. Já no Brasil, os fãs são bem fervorosos, mas está muito longe de ter a mesma popularidade de League of Legends, que é da mesma categoria MOBA. A maioria das críticas ao game são pela sua complexidade, levando muitos jogadores para jogos menos complicados, o que reserva o jogo para uma minoria que vê como destaque em vez de defeito, o fato do jogo ser mais complexo e profundo.

Campeonato Brasileiro de DOTA 2

Apesar de DOTA 2 ser o e-game com o maior prêmio em campeonatos mundiais, a cena no Brasil ainda está se desenvolvendo. A principal apoiadora LBEE (Liga Brasileira de Esportes Eletrônicos) tem uma rede de campeonatos amadores em expansão, e segue fazendo parecerias e incentivando a cena, mas os prêmios são ínfimos perto do cenário mundial. O maior prêmio até hoje foi o campeonato de 2017 em parceria com a Pichau Informática e com a  Intel, com premiação de R$ 15.000.

Campeonato Mundial de DOTA 2

O campeonato mundial de DOTA 2 é de proporções gloriosas. Criado pela Valve para entrar no meio competitivo dos e-sports em 2011, é chamado de The International. Já no primeiro campeonato, a equipe campeã, a Natus Vincere da Ucrânia, levou um prêmio de 1 milhão de dólares. Em 2017, DOTA 2 se consagrou como o game com o maior prêmio de um campeonato mundial na categoria e-sport, investindo 37 milhões de dólares na premiação.

E você, já joga ou jogou DOTA 2? Conta pra gente! 😀

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: