fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Counter Strike: Global Offensive – CS:GO – Especial e-sports

Sequência do clássico Counter Strike – febre das lan houses dos anos 2000 – Counter Strike: Global Offensive (abreviado por CS:GO) mantém os elementos que atraíram os fãs, mas com significantes adições de elementos que se esperam de um jogo moderno. Um dos principais e-games, em 2017 foi o segundo jogo que mais premiou jogadores, investindo 19 milhões, ficando atrás apenas do MOBA DoTA 2. É o game certo para quem procura uma jogabilidade simples e crua baseando-se na habilidade de cada jogador junto com uma dinâmica em equipe. CS:GO é disponível para Windows, Mac, Linux, Xbox One, Xbox 360 e PS3.

Jogabilidade e mecânica do jogo

Como nos velhos tempos, Counter Strike: Global Offensive exige uma boa movimentação, visão periférica e uma mira apurada. E apesar de correr em uma dinâmica simples, o jogo exige um certo empenho e uma boa dose de prática, que irão te ajudar a desenvolver noções de combate, para saber a hora certa de avançar e recuar ou mesmo se esconder.

Agradando do jogador nostálgico às novas gerações, no CS:GO a estrutura clássica do Counter Strike permanece intacta. Na maioria dos cenários há duas equipes, os terroristas e as forças armadas, chamadas de contra terroristas (abreviados para CT). Os objetivos que muitos já conhecem também continuam lá: assassinato, refém e bomba. No modo assassinato, os terroristas precisam matar um único jogador pré-definido, sendo a função dos CT’s protege-lo dos ataques.  Já no modo refém, os contra terroristas é que devem avançar e levar os reféns de volta a sua base em segurança. E por último, mas não menos emocionante, no modo bomba, os contra terroristas tem como missão, desarmar bombas implantadas pelos terroristas ao mesmo tempo em que precisam se defender.

Popularidade e crítica do Counter Strike: Global Offensive

Em seu período de testes, CS:GO foi fortemente criticado, chegando a ser classificado por jogadores profissionais de renome, como o campeão mundial polonês Jakub “kuben” Gurczyński, por “injogável”. E mesmo com adaptações antes do lançamento oficial em 2012, o jogo demorou a conquistar os jogadores, que esperavam a mesma jogabilidade do consagrado CS 1.6. Mas a Valve, desenvolvedora do game, pouco a pouco foi atendendo os pedidos dos cyber-atletas e já em 2015 foi o jogo mais vendido pela Steam no Brasil, ficando à frente de grandes jogos como o Grand Theft Auto V (GTA 5). Conforme pronunciamento da SteamSpy em 2016, CS:GO conseguiu ser o game mais vendo para PC da história, ultrapassando o Minecraft.

Campeonato Brasileiro de Counter Strike: Global Offensive

O destaque de equipes formadas por brasileiros no cenário mundial tem alavancado a cena competitiva do CS:GO no Brasil. A primeira copa nacional começou apenas em 2017, mas astros do CS como o brasileiro Gabriel “Fallen” Toledo estão muito otimistas com o cenário do e-sport no Brasil. O Brasil já é um dos países mais ativos nos e-sports, e com apoio de grandes times como SK Gamming e Immortals a tendência é só crescer.

Campeonato Mundial de Counter Strike: Global Offensive

Desde os primórdios, Counter Strike é um dos principais responsáveis pela criação e expansão da categoria e-sports em escala mundial. Com um calendário anual cheio de campeonatos menores, o que vem mais chamando a atenção são as grandes competições, chamadas de “Majors”. Esses eventos anuais de nível Premier, produzidos pela ESL, estão premiando os times vencedores no valor de US$ 1.000.000. O efeito disso é o apoio ao trabalho de jogadores profissionais e a valorização dos e-games como esporte, atraindo olhares de grandes redes TV como a Sport TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: