fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Riscos que todo e-commerce enfrenta e como evitá-los

 

Todos os lojistas, seja trabalhando com comércios físicos ou online, estão sujeitos aos mesmos riscos, porém muitos não têm consciência de quais riscos seriam esses. Assim sendo, hoje preparei um artigo detalhado a respeito do assunto, pois é algo que pode interferir de forma direta e negativa nos negócios. Acompanhe a leitura e descubra você também quais são esses riscos e como evitá-los!

Falta de controle do estoque

Esse é um dos riscos que lojistas,principalmente os novatos em e-commerce, enfrentam. Problemas com controle ou falta de planejamento no estoque é sempre um prejuízo para a empresa e isso ocorre de duas formas:

  • Itens em falta
  • Itens em excesso

 

Às vezes, acontece de se comprar muito de um produto e pouco de outro, o que ocorre quando o lojista subestima a demanda ou, pelo contrário, superestima. E aí começam a surgir os pedidos, mas a mercadoria está em falta e a que você tem em excesso no estoque não sai tanto quanto você esperava. Por isso, é necessário se atentar ao mercado, aos produtos mais e menos vendidos se você não quiser correr tal risco.

Frete errado (diversas formas)

Algo que pode causar o comprometimento das finanças de qualquer e-commerce são os erros na hora de enviar e entregar a mercadoria. Para que você não corra esse risco, é importante contar com os serviços de uma transportadora eficiente, que diminuirá as chances do produto:

  • ser entregue muito além do prazo prometido no site
  • sofrer extravio
  • não ser entregue no endereço indicado
  • ser danificado durante o transporte

 

Por mais inacreditável que possa parecer, isso acontece muito em diversas empresas online, então fique atento(a) à fretagem para que seus clientes fiquem sempre satisfeitos, voltem a comprar e possam indicar seu e-commerce a terceiros.

 

Má reputação

A reputação de uma empresa é sua carta mais importante e, em se tratando de e-commerce, ela é adquirida com os reviews e avaliações dos clientes. Por isso, toda vez que alguém realizar uma compra em sua loja virtual, certifique-se de que haverá um espaço para que o cliente faça a classificação, a qual deverá ser de 5 estrelas.

A propósito, diante de qualquer reclamação, tente resolver o mais rápido possível e não ignore o contato dos clientes. Resolva o que tiver de ser resolvido, pois, no final, o que está em jogo é o nome da sua empresa.

Outros riscos

Além desses riscos citados acima, separei outros três para que você possa ficar por dentro e se precaver a fim de manter seu e-commerce em alta:

  • cancelamento de compras feitas com cartão sem o consentimento do titular (chargeback)
  • ausência de um certificado de segurança na loja
  • pagamento auto-fraudado (cliente mal intencionado) – para se chegar ao chargeback

 

É, todo comerciante na internet deve ter consciência desses riscos, pois só assim é possível manter os negócios funcionando. Se você acha que seu e-commerce está sujeito a tudo isso que citei, tome uma providência o quanto antes. Todos sabemos que não é fácil abrir uma empresa e mantê-la funcionando, então vamos cuidar para que tudo continue indo bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: