Os esportes eletrônicos, também conhecidos como e-sports ou e-games compõem uma das partes do entretenimento online que mais cresceram nos últimos anos. Só em 2017, o segmento movimentou mais de US$ 100 bilhões nos mais de 3600 torneios ao redor do mundo, mobilizando cerca de 15 mil jogadores.
De acordo com a Comunidade e-Sports Earnings, que divulgou o ranking dos 10 jogos que mais pagaram prêmios em 2017, Dota 2 segue encabeçando a lista, tendo distribuído cerca de US$ 37 milhões em prêmios. Na sequência temos Counter-Strike: Global Offensive distribuindo US$ 19 milhões e League of Legends chegando na casa dos US$ 11 milhões.
Maiores Premiações de 2017
- DoTA 2 – 37 milhões
- Counter-Strike: Global Offensive – 19 milhões
- League of Legends – 11 milhões
- Heroes of the Storm – 4 milhões
- Call of Dutty: Infinite Warfare – 4 milhões
- Overwatch – 3 millhões
- Starcraft II – 3 milhões
- Hearthstone – 3 milhões
- Halo 5: Guardians – 1,75 milhão
- H1Z1 – 1,5 milhão
* valores em dólares americanos
O mercado no Brasil
Apostando no crescimento do mercado de jogos e e-games, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) formou parceria com a ABRAGAMES – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos. A parceria trouxe o projeto Brazilian Game Developers, com o objetivo de promover a indústria brasileira de jogos no exterior.
A parceria, iniciada em 2013 teve início com o mapeamento dos polos de desenvolvimento de jogos no Brasil. De acordo com os números da agência, em 2015 as empresas atendidas pelo projeto contabilizaram cerca de US$ 11 milhões em negócios internacionais. Em 2016 o número saltou para 17,4 milhões e esse número só tende a crescer, agora que as empresas passaram a contar com programas públicos de financiamento.
Vale lembrar que o Brasil é o maior mercado de games da américa latina, tendo movimentado mais de 1,3 bilhão em 2016, seguido pelo México com 1,1 bilhão, sendo um terreno fértil não só para o desenvolvimento de jogos, mas também para os mercados que orbitam a subcultura gamer. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Confira o Panorama do Entretenimento Online.
Good Game!
Com o crescimento da subcultura dos esportes eletrônicos, outros negócios começam a orbitar o segmento. Em São Paulo, na Vila Madalena, já é possível tomar uma cerveja enquanto assiste a uma partida de League of Legends, Counter-Strike ou outro e-Sport. O bar que também serve porções e drinks temáticos também disponibiliza consoles antigos e computadores para os visitantes se divertirem. Para saber mais acesse a página do Good Game E-Sports Bar.
Principais campeonatos de e-Sports ao redor do mundo
- The International: Campeonato de Dota 2 realizado anualmente pela Valve Corporation, desenvolvedora do jogo.
- League of Legends World Championship: Campeonato mundial organizado pela Riot Games.
- ELEAGUE Major: Campeonato mundial de Counter-Strike: Global Offensive.
- Evolution Championship Series: Essa competição gira em torno dos jogos de luta. Street Fighter, Marvel vs. Capcon, KoF, Smash Bros e muito mais. Acontece desde 1996.
- Campeonato Brasileiro de League of Legends: É o maior campeonato de e-Sports do Brasil. Na final de 2016 o campeonato teve uma audiência de 2,1 milhões de pessoas (cerca de metade da audiência da final do Campeonato Brasileiro)
E qual o seu e-Sport favorito?