fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Tecnologia no mercado financeiro: Impactos e transformações

Nos últimos anos a tecnologia vem exercendo o protagonismo em vários setores da vida moderna, e não podia ser diferente da tecnologia no mercado financeiro. Através da utilização de processos eficientes e inventivos, uma enorme oferta de produtos financeiros tem surgido em vários segmentos.

Desde investimentos em opções binárias até sistemas integrados de pagamentos, passando por bancos virtuais e ofertas de cartões de crédito pré-pagos, o que não faltam são possibilidades. E quem ganha é o usuário.

As chamadas fintechs são empresas que se utilizam de tecnologia de ponta para entrega de produtos financeiros para os usuários. Por se tratarem de empresas extremamente enxutas e tendo a tecnologia como principal ativo em seu modelo de negócios, essas empresas têm conseguido um lugar de destaque nos holofotes da grande mídia.

Antes da web

A tecnologia sempre andou lado a lado com as instituições financeiras. Os bancos encontraram no computador (inicialmente nos mainframes), uma forma de ganhar agilidade e aumentar a presença junto ao cliente, de forma que não fosse mais necessário ir até a sua agência para realizar uma operação. Inicialmente era possível ir somente na própria agência, posteriormente em qualquer agência e com o tempo surgiram os ATMs (caixas eletrônicos) e interfaces telefônicas e para computador através de linhas telefônicas.

E chegou a internet

Com o advento da internet, os bancos e outras empresas do setor conseguiram oferecer plataformas onde os usuários podiam realizar consultas e operações sem a necessidade de se deslocarem. Esse foi um divisor de águas, na forma de se integrar a tecnologia no mercado financeiro.

E então o mobile

Nos últimos anos os dispositivos móveis atingiram um estado de maturidade tecnológica muito interessante, e hoje catalisam a revolução tecnológica. Com a capacidade de processamento cada vez mais disponíveis nos smartphones (e esses com preços cada vez mais acessíveis) é muito mais comum encontrar pessoas tem no celular o único meio de acesso à internet. É por isso que as empresas, incluindo as do setor de finanças, têm encontrado no mobile um terreno fértil para inovação da tecnologia no mercado financeiro.


E por fim, o mercado de nicho

Com boa parte da população conectada, ficou bem mais fácil para as empresas acessarem os nichos. O que antes só era possível quando conectado geograficamente, agora está disponível a todos. E com o público alvo acessível e em quantidade suficiente para justificar o investimento, as inovações podem florescer. E esse tem sido o cerne das fintechs. O foco em poucos produtos, para atender a necessidades e nichos específicos de maneira inovadora e altamente tecnológica tem sido a chave para o sucesso dessas empresas.

A Pay4Fun, por exemplo, é uma empresa focada em oferecer soluções de pagamentos para pessoas e empresas do nicho do entretenimento online, onde a inovação está na proximidade com as necessidades do nicho.

Conclusões sobre a tecnologia no mercado financeiro

A tecnologia tem, desde seu início,  caminhado lado a lado com as empresas dos mais variados setores. Contudo, nos últimos tempos, principalmente pelo aumento da capacidade de processamento e da conectividade da plataforma mobile, com preços cada vez mais acessíveis, criou-se massa suficiente para catalisar a revolução nas ofertas de produtos e serviços empregando tecnologia no mercado financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: