fbpx
Pesquisar
Close this search box.

46% dos entusiastas de games são mulheres

46% dos entusiastas de games são mulheres

Pesquisa revela que quase metade dos gamers do mundo são mulheres

Embora possa surpreender muita gente, no mundo todo já existem mais de 1 bilhão de mulheres entusiastas de games. E, não estamos falando apenas de quem gosta de jogar. A categoria “entusiastas de games” inclui também todo o público que gosta de assistir ao vivo, reproduzir e se interessa pelas últimas novidades em hardware de games.

Essa e outras descobertas são resultados da pesquisa chamada Gamer Segmentation, feita pela Newzoo, a maior empresa do mundo de pesquisas e análises na área de games.

A pesquisa traz interessantes insights sobre as diferenças na forma que homens e mulheres, considerados entusiastas de games, relacionam-se com o mundo dos jogos. Foram analisados 30 dos principais mercados de games do mundo.

Para este levantamento, a Newzoo segmentou 8 personas diferentes. Casa persona representa um tipo diferente de comportamento de entusiasta de games. As personas englobam mulheres e homens, mostrando as diferenças de cada um no que se refere ao engajamento com os games. A pesquisa revela características bastante particulares em cada grupo.

46% dos entusiastas de games são mulheresMulheres gostam de games como passatempo no celular

A maioria das mulheres entusiastas de games estão na persona batizada de Time Filler. Os Time Fillers são pessoas que jogam geralmente em dispositivos móveis, basicamente para passar o tempo. Mais de um terço de todas as mulheres entusiastas de games pertencem a este grupo.

Curiosamente, as maiores diferenças de gênero também podem ser encontradas entre os Time Fillers. Ao todo, 36% das mulheres se encaixam nessa persona versus apenas 19% dos homens. Quase dois terços de todos os Time Fillers são mulheres.

A segunda personalidade mais predominante entre as mulheres entusiastas de games é a Cloud Gamer. Nesta persona, as mulheres representam 17%.

Os Cloud Gamers são jogadores que buscam experiências de games de alta qualidade. Dão preferência a títulos gratuitos ou com descontos, mas só gastam em hardware quando necessário. As plataformas de games em nuvem da Microsoft (xCloud) e Google (Stadia), que não exigem que o consumidor compre hardware caro, são opções a se considerar para este grupo de gamers.

Outros 14% das mulheres entusiastas de games estão no grupo batizado de Popcorn Gamers. Essa persona representa usuários que jogam pouco e preferem, na verdade, assistir ao vivo e reproduzir conteúdo de games. Esse tipo de personalidade pode ser facilmente encontrada em mídias como o Twitch e o YouTube.

Homens são maioria quando se trata de gastar tempo e dinheiro com games

Já a personalidade chamada de Ultimate Gamer é predominantemente composta por homens. Eles representam 15% contra 9% de mulheres. Os Ultimate Gamers amam todas as atividades relacionadas a games. Gostam de jogar, ter bom hardware e também assistem aos games. Eles dedicam muito do seu tempo livre e sua renda ao universo dos games.

As mulheres que são Ultimate Gamers têm maior probabilidade de estar entre os 26 e os 30 anos (19%), enquanto as mulheres nos grupos de Conventional Gamers e Time Fillers têm mais de 36-40 e 51-65 anos, respectivamente.

Este é um longo levantamento que continuará sendo atualizado pela Newzoo ao longo do tempo. Algumas questões interessantes só serão respondidas daqui há alguns anos. Será que as gamers mais jovens continuarão com seus hábitos de jogo mais intensos à medida que envelhecerem? E que o número de mulheres Time Fillers, continuará estável ou será reduzido conforme esse público também fica mais velho?

Estas são perguntas que apenas o tempo e o amadurecimento do público de mulheres apaixonadas por games poderá responder. Enquanto isso, continue ligado no blog da Pay4Fun e saiba tudo o que acontece no mercado de games do Brasil  e do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostou desse artigo? Então você não pode perder: